Capa do artigo: Como divulgar o meu negócio na internet de graça?


Como divulgar o meu negócio na internet de graça?

Começar um novo negócio nunca é fácil, é preciso muito esforço e dedicação para criar um bom produto ou serviço, no entanto, a parte mais difícil mesmo é conseguir os primeiros clientes.

Mais como conseguir os primeiros clientes ? todos concordam que uma empresa desconhecida não lucra. Então a solução é sem dúvida a divulgação, o que nos leva para mais uma pergunta, onde e como divulgar o meu negócio? veja abaixo!

Nesse post separamos algumas dicas para te ajudar a divulgar o seu negócio na internet de forma gratuita.

  1. Crie contas nas redes sociais
  2. Crie conteúdo de qualidade
  3. Publique seu conteúdo com imagens bem feitas (dica de plataforma gratuita)
  4. Use hashtags nas publicações
  5. Crie um perfil no Google Meu Negócio
  6. Divulgue sua empresas em portais de divulgação
  7. Peça aos seus amigos que sigam suas redes sociais e interajam com suas publicações

Assista ao vídeo abaixo ou direto no youtube Clicando aqui. [O Artigo continua após o vídeo...]

1. Crie contas nas redes sociais

Se te pedirem para dizer o nome de pelo mesmos 2 redes sociais... Você saberá responder certo ? aposto que sim! Sabe por que isso acontece?. É simples, as redes sociais já se tornaram parte das nossas vidas, de acordo com o relatório Global Digital Statshot 2019, realizado pelas empresas de dados Hootsuite e We Are Social, as redes sociais já possuem mais de 3,5 bilhões de usuários.

Então por que não criar uma conta para a sua empresa nas principais redes sociais como: Facebook , Instagram , Linkedin , Twitter e etc. Dessa forma você começa a construir a sua presença na internet e cria mais portais de comunicação nos quais os seus clientes podem acessar para obter mais informações sobre a sua empresa.

2. Crie conteúdo de qualidade

Convenhamos que ninguém quer seguir uma conta fantasma não é mesmo?. Então crie conteúdo de qualidade nas suas redes sociais, crie um motivo para que as pessoas queiram seguir a sua página, não basta apenas criar uma conta e publicar uma imagem ou outra com algum conteúdo que não seja interessante para os usuários.

Que tal uma case de sucesso?

Recentemente, tive a oportunidade de trabalhar em um aplicativo, para uma empresa de São Paulo chamada Terra Fresca (@terra_fresca). Trata-se de uma empresa que realiza a compra e entrega de produtos naturais em alguns bairros de São Paulo, mais oque me chamou a atenção é a quantidade de seguidores que a mesma possui no instagram: 14,9mil (16/09/2020), então eu me perguntei, como pode uma empresa com um público tão específico ter essa quantidade de seguidores?. Para responder a esta pergunta não precisei perguntar a ninguém, bastou analisar rapidamente as publicações deles. Notei que uma grande parte de suas publicações são úteis para qualquer pessoa que se interessase por produtos naturais, pois ali eles publicam receitas e dicas, oque torna o seu conteúdo interessante.

Também é importante entender o seu público alvo e público do canal que você está divulgando o seu negócio, é claro que uma vidraçaria não vai postar receitas em sua página do facebook, procure sempre publicar algo relacionado ao seu nicho. Seguindo o exemplo da vidraçaria, você poderia fazer publicações como por exemplo: Dicas para limpar vidros corretamente, Qual o melhor box para o seu banheiro e etc.

Um outro fator importante é entender o público da plataforma na qual você está realizando as suas publicações, no Linkedin por exemplo é comum se esperar uma abordagem mais séria e profissional das empresas do que em outras plataformas como instagram e facebook.

3. Publique seu conteúdo com imagens bem feitas (dica de plataforma gratuita)

Já ouviu aquela expressão: "A primeira impressão é a que fica"?. Agora eu te pergunto, qual é a primeira coisa que um usuário vê em uma publicação ? Sem dúvidas é o conteúdo visual, a capa!. É claro que isso não é uma regra, mas na grande maioria das vezes, quando um usuário acha uma imagem ou vídeo interessante, isso o leva a querer saber mais, ler a publicação. Portanto é muito importante criar capas de qualidade para as suas publicações. Mas como fazer isso se não tenho conhecimento de design e não posso gastar um com isso?.

Para criar imagens de qualidade a nível profissional sem gastar nada e sem precisar de conhecimento de design eu recomendo o site canva.com, o mesmo que eu uso em minhas publicações. Este site oferece uma ferramenta de design online muito simples de se utilizar e ainda tem muitos templates prontos oque nos faz poupar muito tempo de trabalho. Clique aqui para saber mais.

4. Use hashtags nas publicações

Você sabe oque são hashtags?. Hashtags são aquelas palavras-chaves que começam com a "cerquilha" também conhecido como "jogo da velha" (Ex: #encontreempresas), Nas redes sociais essas hashtags são muito importantes para a divulgação de suas publicações, pois elas são utilizadas em buscas dentro das redes sociais e também auxiliam os mecanismos de recomendação à recomendar as suas publicações para as pessoas certas.

Dica: crie hashtags com inteligência procurando relacioná-las ao seu conteúdo e buscando as palavras-chaves que possuam um maior impacto.

5. Crie um perfil no Google Meu Negócio

Que tal usar o maior site de buscas do mundo para divulgar o seu negócio de graça?. É isso aí com o Google Meu Negócio você consegue criar um perfil que aparecerá nas buscas do google com as principais informações sobre a sua empresa.

clique aqui para criar a sua conta.

6. Divulgue sua empresas em portais de divulgação

Uma outra forma de divulgar a sua empresa é criando perfis em portais de divulgação de empresas, esses portais oferecem ferramentas de busca que auxiliam os usuários a encontrarem empresas próximas a eles e ainda indexam o seu perfil em mecanismos de busca como por exemplo: Google e Bing, aumentando assim a sua presença na internet.

clique aqui para criar a sua conta em nosso portal encontreempresas.com e começar a divulgar a sua empresa na internet.

7. Peça aos seus amigos que sigam suas redes sociais e interajam com suas publicações

Um fator muito importante nas redes sociais é o engajamento. No começo é um pouco difícil alcançar o engajamento dos usuários, portanto peça para que seus amigos que interajam com suas publicações e procure sempre incentivar o compartilhamento e as curtidas. Dessa forma outras pessoas irão chegar até suas publicações.

A internet muda constantemente, portanto procure sempre estar se atualizando e mantendo a sua empresa moderna. O caminho pode ser trabalhoso as vezes mas a recompensa vale a pena!