Capa do artigo: Passo a passo de como anunciar no Instagram


Passo a passo de como anunciar no Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que hoje pertence ao Facebook.

De acordo com um artigo do G1 (portal de notícias pertencentes ao grupo Globo), o Instagram em 2020, já contava com 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Todo esse sucesso, faz com que o “Insta” seja um ótimo lugar para alcançar clientes, principalmente quando se trata do público mais jovem.

Ainda falando sobre os números do Instagram, ele divulga em seu site que “84% das pessoas no Instagram tendem a comprar de pequenas empresas.”

Acredito que não haja dúvidas de que essa rede social, seja uma ótima ferramenta para pequenas empresas divulgarem os seus negócios.

Como fazer anúncios no Instagram

Anunciar no Instagram pode ser ótimo para o seu negócio, pois esta rede social oferece ferramentas que permitem selecionarmos o nosso público-alvo, além de nos permitir iniciar com investimentos baixos.

Para aprender a criar propagandas e impulsionar o seu Instagram siga o nosso passo-a-passo abaixo:

Assista ao vídeo abaixo ou direto no YouTube Clicando aqui . [O Artigo continua após o vídeo...] 

1. Tenha uma conta profissional

O primeiro passo para anunciar no Instagram é ter uma conta (Perfil) profissional.

Esse tipo de conta no Instagram, oferece aos seus usuários diversas ferramentas que podem ser úteis para o crescimento na rede social e o gerenciamento dela, além de nos oferecer o mais importante! A oportunidade de criar anúncios e impulsionar publicações.

Caso já tenha um perfil profissional, você pode seguir para o segundo passo.

Caso contrário, siga os passos abaixo e torne o seu perfil profissional.

Como criar um perfil profissional no Instagram

  1. Para mudar o seu perfil para profissional, acesse as configurações da sua conta.
  2. Clique em “mudar para conta profissional”
  3. Clique em continuar até chegar na sessão “Selecione uma categoria”
  4. Escolha a categoria que melhor atende o seu perfil e clique em “Concluir"

undefined


A partir daí você precisará selecionar algumas opções e sua conta se tornará profissional.

2. Crie ou escolha uma publicação para promover

Para promover uma publicação, é necessário primeiro ter uma publicação. Portanto escolha uma das suas publicações existentes ou crie uma nova voltada para esse objetivo.

Um fator importante a se considerar nesse passo, é criar publicações com recursos gráficos (Imagens ou vídeos) atraentes e intrigantes para incentivar o usuário a interagir com essa publicação.

Lembre-se, a primeira impressão é a que fica e no caso do Instagram o recurso gráfico é o mais importante nesse passo.

3. Na sua publicação, clique no botão “Promover”

undefined

Na sua publicação escolhida, haverá um botão escrito “Promover”, clicando nele você será direcionado para a criação do anúncio.

É importante ressaltar que, em alguns casos, poderá haver a necessidade de fazer em sua conta do Facebook no aplicativo do Instagram

4. Defina um objetivo (meta)

undefined

Esse é um fator muito importante, pois é nesse passo onde, você indicara ao Instagram qual estratégia ele deve utilizar na sua campanha.

Na data em que estamos escrevendo este artigo, o Instagram oferece 3 opções de metas.

São elas:

4.1.Mais visitas ao perfil

Você deve utilizar esta estratégia quando, o seu perfil apresentar produtos, serviços ou algum tipo de conteúdo que possa gerar interesse no usuário.

Essa estratégia é recomendada para campanhas, cujo objetivo é aumentar as visualizações no conteúdo do perfil e conquistar mais seguidores.

4.2.Mais acessos ao site

Como o próprio nome sugere, esta estratégia se sairá muito bem, para aqueles clientes que possuem um negócio digital e um site próprio, ou que procuram geras mais acessos em uma página da empresa.

Essa estratégia é recomendada, principalmente para lojas virtuais, eventos ou outros tipos de ofertas oferecidas online e fora do Instagram.

Uma vantagem, é que com essa estratégia é possível ter botões de “call to action” como por exemplo: “Saiba Mais” e “Compre Agora”.

4.3.Mais mensagens

Para empresas que vejam a necessidade, ou tenham preferência por um contato mais direto com os potenciais clientes. Essa estratégia pode ser uma grande aliada nesse processo.

“Mais mensagens”, é uma estratégia muito recomendada para prestadores de serviços num geral, onde é necessário ter uma conversa com o cliente para realizar orçamentos e entender a sua necessidade.

Para seguir com o nosso exemplo, irei escolher a estratégia mais visitas ao perfil.

5. Defina um público-alvo

Nesse momento, chegamos na parte mais importante de uma campanha, a hora de definir o público-alvo. O público-alvo sempre será um fator decisivo nos resultados de uma propaganda.

Agora, recomendo que tome suas decisões com cautela e dedique um certo tempo para acertar o mais próximo possível em um público ideal.

Na hora de definir o seu público-alvo para uma campanha no Instagram, você tem 2 opções em potencial: Permitir que o próprio Instagram monte o seu público-alvo ou montá-lo manualmente.

undefined

Porém muito cuidado! pois o público-alvo automático, será gerado a partir dos seus seguidores atuais, utilizando algoritmos de inteligência artificial.

O problema é que para ter bons resultados utilizando essa opção, é necessário que sua conta esteja muito bem definida em um nicho específico e que a maioria dos seus seguidores façam parte deste nicho.

Um outro fator muito importante, que deve ser levado em conta na hora de escolher o modelo automático, é a quantidade de seguidores que o seu perfil tem.

Veja bem, para algoritmos de inteligência artificial e aprendizagem de máquina, quanto mais dados houver para análise, maiores serão as chances de acerto.

Por isso que, caso possua uma conta pequena no Instagram, recomendo montar o seu próprio público-alvo manualmente.

Para criar seu público personalizado, clique em “Criar o seu”, e então você será redirecionado para a tela de criação de públicos.

undefined

Nesse ponto, cada negócio terá suas próprias configurações. Portanto, recomendo que para preencher essas informações, você analise os dados do seu negócio e faça pesquisas sobre o que se interessa pelo o seu nicho.

6. Defina um orçamento e uma duração para sua campanha

undefined

Nesse ponto, você define o quanto quer gastar por dia e por quantos dias deseja que sua campanha continue ativa.

Lembrando que quanto maior o investimento maior será o resultado, no entanto não há a necessidade de fazer investimentos absurdos no começo, você pode colocar um valor pequeno por um curto período e já poderá ter alguns resultados.

Recomendo que encontre um equilíbrio entre um bom investimento e um orçamento que caiba no seu bolso.

7. Revise, defina o pagamento e confirme

Agora, chegamos ao final do processo, nesse ponto, você deve revisar sua campanha com as informações que aparecerão na sua tela e definir sua forma de pagamento clicando em “Pagamento”.

Quando finalizar sua revisão e definir o método de pagamento, basta clicar em “Criar promoção” e aguardar os resultados chegarem!

undefined

Conclusão

Para concluir, o Instagram é uma excelente plataforma para alcançar milhares de pessoas em todo o mundo, e por isso pode ser um grande aliado na sua campanha de marketing digital.

Utilizando o impulsionamento de publicações do Instagram, você conseguirá facilmente, montar uma campanha publicitária de sucesso.

Aproveite essas ferramentas para fazer com que seu negócio cresça, porém tenha cautela, faça testes, e encontre as melhores combinações para alcançar mais pessoas gastando menos.

Também é possível crescer um negócio no instagram sem investimentos financeiros, para isso veja algumas dicas para ganhar seguidores no Instagram. 

Sucesso!